Billie Eilish, Kelly Key, Sitio do Pica Pau Amarelo e mais heranças de 2001
Ao pensar em 2001 o que vem a sua mente? Imaginamos que o desastre de 11 de Setembro seja uma das, tristes, lembranças. Realmente, o ano foi marcado por muitos acontecimentos marcantes, o que inclui muitas perdas. Infelizmente. Além dos ataques terroristas, perdemos ainda Cassia Eller e ex-beatle George Harrison. Mas isso não significa que não temos lembranças positivas. Pelo contrário. É de extrema importância relembrar quem nos deixou, mas também celebrarmos boas memórias. Então vamos começar logo?
Música Nacional
Em 2001, a dupla Sandy & Junior lançava seu nono álbum de estúdio, que teve como singles “O Amor Faz”, “A Gente Dá Certo”, “Quando Você Passa”, “Não Dá Pra Não Pensar”.
A cantora Kelly Key, então com 18 anos, lançava seu primeiro álbum, que leva seu nome e rendeu sucessos eternizados, como “Cachorrinho” e “Baba”.
Aqui na Cidade, algumas grandes sucessos da música nacional que não faltavam na programação eram:
Quem de Nós Dois – Ana Carolina
Acima do Sol – Skank
Que Ves – Tihuana
Reggae do Manêro – Raimundos
Múmias – Biquini Cavadão
Dias Melhores – Jota Quest
Fica – Skank
Música Internacional
Internacionalmente, Kylie Minogue lançava uma das suas músicas de maior sucesso, o hit Can’t Get You Out of My Head, que se tornou uma das músicas mais tocadas nas rádios da década.
Já no rock, a banda de The Strokes lançava seu primeiro álbum, o This is It. Um dos maiores do gênero do século vinte e um. Influenciou na formação de várias bandas da música alternativa. Rendeu três singles, incluindo Someday, que é reproduzida até hoje e foi trilha sonora do filme Click, em 2006.
Foi ainda o ano do último álbum lançado por Michael Jackson em vida, o Invincible. O primeiro single foi You Rock My World.
E claro que não poderia faltar lançamento da princesa do pop, Britney Spears. Com o álbum Britney, o terceiro de sua carreira, a artista lançou o polêmico single, I’m a Slave 4 U.
E ele não faltava aqui na nossa radinha. Confere só a lista:
Thank You – Dido
I’m Like a Bird – Nelly Furtado
It Wasn’t Me – Shaggy
All For You – Sister Hazel
I’m a slave 4 U – Britney Spears
Love Don’t Cost a Thing – Jennifer Lopez
More Than That – Backstreet Boys
Pop – NSYNC
Televisão
Nas telinhas, foi o ano de duas grandes reestreias do humor: Escolinha do Professor Raimundo e A Grande Família.
Inspirada na obra de Monteiro Lobato, a série infantojuvenil Sitio do Pica Pau Amarelo era lançada.
Assim como Os Normais, estrelada por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães.
Esporte
No mundo dos esportes foi um ano de destaques individuais. A ginasta Dayane Hipólito chegou no pódio no Mundial de Ginástica Olímpica, se tornando a primeira brasileira a alcançar tal conquista.
No Campeonato Brasileiro de Futebol, uma vitória histórica. Pela primeira vez, o Atlético Paranaense conquistava um título nacional.
No Campeonato Mineiro, quem levou a melhor foi o América, que deixou o segundo lugar para o Atlético.
E no Campeonato Carioca o grande campeão foi o Flamengo, que derrotou o Vasco da Gama em duas partidas na final.
Cinema
No cinema, o ano marcou o início de duas grandes sagas: Harry Potter e Velozes e Furiosos.
Outras grandes estreias foram Jurassic Park 3, Doutor Dolittle 2, Legalmente Loira, O Diário da Princesa, Pearl Harbor, Planeta dos Macacos e Monstros S.A.
Outros assuntos
E a voz por trás de grandes hits como Bad Guy que não faltam na nossa programação? Billie Eilish nasceu em 18 de Dezembro de 2001 para dar voz a assuntos sérios e importantes com suas letras e canções inovadoras, impossível de ser enquadrada em um só gênero musical.
Essas foram as lembranças de 2001, qual a maior para você?