Nostalgia da Cidade

x

x

Do you believe in life after love? O maior hit de 1998 e outras lembranças

Vinte e dois anos atrás, o Brasil sofria duas grandes perdas: o artista Tim Maia e o pentacampeonato na Copa do Mundo de 98. A um ano da data do tal bug do milênio, não foi um ano fácil para os brasileiros. Porém, isso não significa que não existem boas lembranças. Por esse motivo, a gente separou os melhores fatos, e mais nostálgicos também, sobre 1998.

 

Música

Na lista das mais tocadas do ano por todo o Brasil, alguns sucessos reproduzidos até hoje marcam presença. Olha só:

 

I Don’t Wanna Miss a Thing – Aerosmith

Baby One More Time – Britney Spears

Tudo que ela Gosta de Escutar – Charlie Brown Jr.

Believe – Cher

My Heart Will Go On – Céline Dion

No Fundo do Coração – Sandy & Junior

Presente De Um Beija-flor – Nativus 

Resposta – Skank

Fácil – Jota Quest

Eu Só Penso em Você – Kid Abelha

 

O single Baby One More Time, de Britney Spears, foi o primeiro lançamento da diva. E sucesso imediato! Mesmo lançado há tantos anos, continua como um dos mais vendidos da história. Mas essa não foi a única estreia do ano…

 

Um lançamento que não entrou na lista das mais tocadas, mas merecia, é o single de estreia de Christina Aguilera, Reflection.

 

E como não citar Believe, de Cher? A música estourou instantaneamente, no mundo todo! Isso porque o hit emplacou em primeiro lugar em quase todas as listas que entrou. Isso que é sucesso.

 

 

O ano também ficou marcado pelo ano que em Milton Nascimento, hoje cidadão juiz-forano, venceu um Grammy. Seu álbum Nascimento, lançado no ano anterior, levou a melhor na categoria internacional de Melhor Álbum de World Music.

 

No auge de sua carreira, Sandy e Junior lançavam Era Uma Vez (Ao Vivo), oitavo álbum da dupla e também o único a vender mais de um milhão de cópias.

 

Foi também o ano de formação de bandas de pop e rock alternativo bem queridas, como The Strokes, 30 Seconds to Mars e Maroon 5.

 

Cinema

Nas telonas, um lançamento que marcou o cinema nacional, e é sempre lembrado nas listas de maiores clássicos brasileiros, ainda. Isso porque em 1998 foi lançado o filme Central do Brasil, de Walter Salles.

 

Outros grandes lançamentos do cinema foram Armageddon, A Máscara do Zorro, O Advogado do Diabo, Vida de Inseto e Godzilla.

 

Mas está faltando um… o número 1 das bilheterias brasileiras (e mundiais de 1998). Logo no início do ano, em 16 de Janeiro de 1998, chegava nas salas de cinema do Brasil todo o grande clássico Titanic, oficialmente lançado em Dezembro de 1997. A trama de amor ficcional ligada a tragédia real do naufrágio de 1911 arrancou lágrimas e suspiros do público. A história de James Cameron foi tamanha que o filme é aclamado ainda hoje. Foi o primeiro filme da história a arrecadar um bilhão de dólares em bilheteria. E claro que os brasileiros contribuíram bastante para este número. Mas esse não foi o único marco do filme.

Na maior premiação de cinema, o Oscar, Titanic garantiu onze estatuetas das 14 às quais estava indicado.

 

Esportes

Sem dúvidas, as notícias de maior destaque de 1998 foram as do futebol. Futebol internacional. Isso porque foi ano de Copa do Mundo, na França. Mas a seleção que conquistou a taça não foi a nossa. Mas sim, a anfitriã, numa conquista inédita para a França. A final aconteceu contra o Brasil, e infelizmente, não foi dessa vez que a seleção canarinho conquistou o penta.

 

Antes da partida, Ronaldo, fenômeno, o grande destaque daquela edição, foi hospitalizado, e todos acharam que ele não jogaria. Porém chegou, às pressas para o início da partida. Porém, essa não foi a única polêmica…

 

Em 2018, dez anos depois, o ex-jogador francês Michel Platini, que presidiu o Comitê Organizador da Copa de 98, afirmou que houve uma manipulação nos sorteios de chave de grupo, com o objetivo da seleção francesa só jogar contra o Brasil na final. Segundo ele, essa era a final dos sonhos. E realmente foi. Para a França.

 

Outros Assuntos

O site que você provavelmente mais utiliza nos dias de hoje, foi fundado em 1998. Mas não, não estamos falando do Instagram. Mas sim, o Google. Concebido por dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o serviço de buscas cresceu rapidamente e logo se estabeleceu como um gigante aliado de todos os internautas.

 

O Brasil ficou em luto em Março pela morte de Tim Maia. O dono da voz grave inconfundível e responsável pela introdução do funk e do soul na música brasileira faleceu devido a uma infecção generalizada, após alguns dias hospitalizado.

 

Mas hoje, vinte e dois anos depois, cantamos e dançamos os hits e outros grandes, e jovens artistas. Luísa Sonza, Jaden Smith e Shawn Mendes são todos de 1998. Qual deles você mais curte?

 

Não esquece de curtir a Playlist do Nostalgia no Spotify!