Nostalgia da Cidade

x

x

Moonwalk, Menina Veneno, ombreiras e tudo o que rolou em 1983

Hoje vamos um pouco mais a fundo na nossa viagem do tempo: 1983. Um tempo em que ainda nem existia a nossa radinha. Mas que já tinha muita música boa e acontecimento marcante.

 

Música

A lista das mais tocadas em 1983, em ordem crescente, é a seguinte:

Menina Veneno – Ritchie

Billie Jean – Michael Jackson

Coração de Estudante – Milton Nascimento

Como Uma Onda – Lulu Santos

Brincar de Viver – Maria Bethânia

Guerreiro Menino – Fagner

Every Breath You Take – The Police

Beat It – Michael Jackson

Anjo – Roupa Nova

Nosso Louco Amor – Gang 90 & As Absurdettes

 

O hit Menina Veneno foi lançado pelo cantor Ritchie neste ano. E para  a surpresa de todos, aqui no Brasil a música foi ainda mais tocada do que o sucesso Billie Jean, de Michael Jackson. O single do Rei do Pop tornou-se o mais vendido do ano de 1983. Mas esse não foi seu único legado naquele ano. Sabe o Moonwalk? Então. O público conheceu o passo em 25 de Março, em sua apresentação no especial de televisão Motown 25: Yesterday, Today, Forever.

 

 

Para os amantes de rock, o ano foi bem produtivo. Foi quando algumas bandas se formaram. Red Hot Chilli Peppers (desde o início, com a presença de Flea e Anthony Kiedis), Capital Inicial, Bon Jovi e Kid Abelha.

 

E ainda quando Madonna lançou seu primeiro álbum de estúdio, que vendeu mais de oito milhões de cópias no mundo todo. O Paralamas do Sucesso, formado no ano anterior, também divulgaram seu primeiro álbum naquele ano, o Cinema Mudo.

 

Televisão

Na televisão, foi o ano de inauguração da TV Manchete, que ficou marcada por suas coberturas carnavalescas e novelas como O Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão e Xica da Silva. Ela durou até 1999, quando foi substituída pela RedeTV. Nesses 16 anos disputou frente a frente a audiência com a Rede Globo, já gigante naquela época.

 

Em 7 de Março estreava na Globo o programa infantil Balão Mágico, originado a partir da Turma do Balão Mágico, o grupo de música infantil que venceu mais de dez milhões de cópias de CD no país todo.

 

 

E quem não acompanhou o Vídeo Show até seu término em 2019? Pois é, o programa de variedades que misturava informação e entretenimento também na Rede Globo, estreou nas telinhas do Brasil todo em 1983.

 

No horário das 18h, as novelas eram Pão, Pão, Beijo, Beijo e Voltei pra Você. Às 19h, o título que marcou foi Guerra dos Sexos, uma comédia que tinha como mote a disputa entre homens e mulheres. O horário nobre, das 20h, começou o ano com Louco Amor, que foi substituída em outubro por Champagne.

 

Cinema

Os filmes lançados de maior sucesso foram Scarface, com Al Pacino, Star Wars: Episódio VI – O Retorno do Jedi, Tubarão 3, Superman 3 e o famoso romance musical Flashdance. 

 

O premiado no Oscar com a estatueta de Melhor Filme foi Gandhi, que levou a melhor ainda em outras sete categorias.

 

Esporte

Na Fórmula 1, o piloto Nelson Piquet tornou-se bicampeão mundial ao vencer a última corrida do Grande Prêmio da África do Sul.

 

O ano foi de Jogos Pan-Americanos em Caracas, na Venezuela. Com 276  atletas competindo em 22 esportes, o Brasil finalizou em quarto lugar, pouco longe do pódio. 

 

No Campeonato Brasileiro de Futebol, o grande vencedor foi o Flamengo, que deixou o segundo lugar para o Santos.

 

Já  no nosso estado, o campeão foi o Atlético, e o vice, o Cruzeiro.

 

No Rio Janeiro, a final do Campeonato Carioca foi histórica: um Fla x Flu que terminou com a vitória do Fluminense.

 

Moda

A moda dos anos 80 ficou conhecida como New Wave, muito inspirada por uma onda de saúde e pela febre da ginástica aeróbica. Muitas cores, neon, polainas, leggings e camisetas formavam looks extravagantes.

 

Pelo avanço da conquista das mulheres no mercado de trabalho, o blazer também foi uma peça de sucesso. Tanto para roupas executivas e de mais elegância, quanto para compor looks descolados, como shorts e camisetas.

 

As botas e sapatos de plástico, bem coloridos também eram febre!

 

Assim como as camisetas largas de basquete, inspiradas pelo sucesso do jogador Magic Johnson.

 

Outras peças de destaque ainda eram bolsas de franja, coletes, suspensórios, blusas com as chamadas mangas morcego, muita estampa de animal print, mangas bufantes e ombreiras.

 

Outros assuntos

No futebol, perdemos Garrincha. Na música, Clara Nunes. mas ganhamos muitos outros sucessos. Isso porque 1983 foi o ano de nascença de muitos artistas que fizeram história. Kelly Key, Sandy, Rael, Amy Winehouse e grande parte do grupo Rebelde: Maite Perroni, Anahi, Christian Chávez e Alfonso Herrera. Ainda a juiz-forana Andréia Horta e a comediante Tatá Werneck.

 

O que você mais gostou de descobrir sobre este ano?