O tal Bug do Milênio e tudo de mais marcante sobre o ano de 1999
O último ano do milênio, 1999, foi repleto de enigmas, conspirações e acontecimentos relevantes. E, claro, deixou muitas lembranças!
Música
Na música, muitos sucessos foram lançados. E muito tocados pelas rádios do Brasil todo! Olha só a lista de algumas das músicas mais reproduzidas de 1999:
Sozinho – Caetano Veloso
I Want It That Way – Backstreet Boys
Depois – Pato Fu
Believe – Cher
Anna Júlia – Los Hermanos
Genie In a Bottle – Christina Aguilera
Mulher de Fases – Raimundos
Baby One More Time – Britney Spears
Livin’ La Vida Loca – Ricky Martin
No Scrubs – TLC
Christina Aguilera e Britney Spears tinham acabado de entrar para o mercado musical e já emplacavam sucessos! Christina Aguilera e …Baby One More Time, seus respectivos álbuns de estreia, foram lançados naquele ano.
Em 1999, a banda de rock estadunidense Red Hot Chilli Peppers lançou o álbum Californication, que lançou sucessos atemporais como Otherside e Scar Tissue.
https://www.youtube.com/watch?v=rn_YodiJO6k
Mas não foi só o rock internacional que emplacou sucessos. Para o gênero no Brasil, o ano foi muito produtivo. Alguns dos álbuns lançados na época são:
18 Anos Sem Tirar! – Ultraje a Rigor
Preço Curto… Prazo Longo – Charlie Brown Jr.
Isso é Amor – Ira!
As Dez Mais – Titãs
Só No Forevis! – Raimundos
Televisão
Na televisão a série Malhação encerrava sua quinta temporada, com o nome de Malhação.com. Em 18 de Outubro, chegava nas telinhas sua sexta temporada, com Priscila Fantin no papel da protagonista Tati. E quem não se recorda do tema de abertura Te Levar, da banda Charlie Brown Junior? A canção estreou naquele ano e se manteve até 2007 como tema de abertura da série adolescente.
Os 16 primeiros dias do ano foram marcados pelos capítulos finais de A Torre de Babel, novela do horário nobre da Globo. Após seu encerramento, Suave Veneno entrava no ar. Inclusive umas das músicas mais marcantes de sua trilha sonora é Sozinho, recém-lançada de Caetano Veloso. Mas o horário das oito teve ainda um terceiro título em 1999. Em 20 de Setembro começava Terra Nostra, que trazia como temática a imigração italiana no Brasil.
Esporte
No esporte queridinho dos brasileiros (claro que estamos falando do futebol) foi um ano de ressaca! Isso porque no ano anterior, em 1998, a seleção brasileira havia perdido o título de campeã da Copa do Mundo na final do campeonato, contra a França.
Mesmo assim, nos destacamos em diversas modalidades de esportes nos Jogos Pan-Americanos, sediado no Canadá de 23 de Julho a 8 de Agosto. No resultado geral, o Brasil ficou em quarto lugar, com 101 medalhas.
Na quadragésima terceira edição do Campeonato Brasileiro, o vencedor foi o Corinthians, pela terceira vez.
Cinema
Para a sétima arte, o ano foi de grandes lançamentos. Há quem diga que desde 1999, o cinema não tem um ano tão produtivo, e que será difícil chegar aos pés da data.
Star Wars retornava às telonas após dezesseis anos. A Ameaça Fantasma é o primeiro filme cronologicamente, mas quarto em ordem de lançamento da maior franquia do cinema. Outros lançamentos marcantes foram Matrix, De Olhos Bem Fechados, O Sexto Sentido, Clube da Luta, Magnólia, Quero Ser John Malkovich, A Múmia, A Bruxa de Blair, As Virgens Suicidas, 10 Coisas que Odeio em Você e Um Lugar Chamado Notting Hill. Entre muitos outros!
O nacional Central do Brasil, lançada no ano anterior, foi o grande campeão do Globo de Ouro, do BAFTA e de outras premiações de 1999 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. No Oscar, o filme foi indicado na mesma modalidade, mas não venceu. A atriz Fernanda Montenegro foi ainda foi indicada como Melhor Atriz, feito inédito para uma mulher brasileira. Mas em ambas as categorias, o filme de Walter Salles perdeu para Shakespeare Apaixonado e sua protagonista, Gwyneth Paltrow. Injustiça? Para nós, brasileiros, claro!
Moda
Aqui no Brasil, a personagem Maria Regina de Suave Veneno lançou moda com seu cabelo bem preto e curtinho, inspirando milhares de brasileiras a reproduzirem o look.

Nos pés, as plataformas eram presença garantida. Isso porque várias artistas internacionais, como por exemplo as Spice Girls, introduziram a tendência.
Outras modas eram as bandanas, camisas xadrez, jardineiras ou macacões jeans, tubinhos pretos e meias (bem altas!) coloridas.
Outros Assuntos
Talvez você se surpreenda, mas dois artistas que não saem da nossa radinha nasceram em 1999. São eles Vitão e Giulia Be, nomes da música brasileira atual.
E como deixar de lado o tal Bug do Milênio? No último ano do milênio, técnicos de informática previram possíveis panes em sistemas tecnológicos e computadores. Isso porque, por essas máquinas utilizarem um sistema de reconhecimento de dados de apenas dois dígitos, ao passar de 1999 (99) para 2000 (00), seria entendido como 1900.
Um pane poderia acontecer em qualquer máquina que utilizasse o sistema de datas e impedir até mesmo grandes transações no mercado financeiro. Com isso, muito terminaram o ano de 1999 preocupados. Além da possível falha tecnológica, existiam teorias de que o ano de 2000 traria o fim do mundo.
A década de 2000 e o novo milênio chegaram e nada de catastrófico ocorreu. Mas converse com qualquer um, ou puxe na sua memória, a virada de 1999 para 2000, foi uma das mais emblemáticas.