Nostalgia da Cidade

x

x

Nostalgia: o ano de 1993, seus grandes sucessos e lembranças.

1993. O ano em que, pela primeira vez na história, a venda de computadores superou a de carros. A nível mundial. Mas, economicamente, para o Brasil, foi um ano de muita luta. A inflação alcançava seus maiores índices, e chegou a 2.500%.  Ainda assim, tivemos bons momentos para recordar. Vamos relembrar isso?

 

Música

Na lista das músicas mais reproduzidas do ano, duas vozes femininas marcantes ocupam os primeiros lugares. Mariah Carey, com Dreamlover, e Whitney Houston com I Will Always Love You.

 

 

Este, apesar de ter sido eternizado na voz da talvez maior cantora de todos os tempos, não é composição dela. A letra foi escrita pela artista estadunidense Dolly Parton.

Outros sucessos que marcaram o ano são Cryin’ da banda de rock Aerosmith, e Dark Is The Night for All, do grupo sueco a-ha.

A boyband Backstreet Boys foi fundada em 1993, apesar de só lançarem seu primeiro álbum três anos depois. E o sucesso foi imediato. A faixa Boys Will Be Boys, do álbum de estreia, integrou a trilha sonora de dois filmes na época: O Professor Aloprado e Kazaam.

O aclamado álbum MTV Unplugged da banda Nirvana foi gravado neste ano. Apesar de só lançado em 1994, após a morte de Kurt Cobain, os famosos clipes da apresentação são de 1993. 

 

 

Televisão

O programa Domingo Legal, que faz parte da grade do SBT até hoje, estreou em 17 de Janeiro, sob o comando de Gugu Liberato.

 

A série de ficção científica Arquivo X também estreou naquele ano, no canal estadunidense, Fox. Ela durou até 2002 e fez estrondoso sucesso. Tanto que em 2016 foi revivida. Duas temporadas foram lançadas entre 2016 e 2018, contabilizando no total 11 temporadas e 218 episódios para a produção que continua sendo reprisada em diferentes canais até hoje.

 

As novelas mais marcantes do ano são Fera Ferida e Mulheres de Areia. Quem não se lembra da atuação maravilhosa de Glória Pires como as gêmeas Ruth e Raquel?

 

Cinema

No cinema, duas grandes estreias, que viriam a garantir categorias no Oscar do ano seguinte, chegavam às telonas.

 

A Lista de Schindler, que garantiu em 1994 sete prêmios no Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Direção de Arte, Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Montagem. E arrancou lágrimas de todo o público.

 

Também assistimos ao início de uma trilogia de sucesso: Jurassic Park. Em 1994, recebeu 3 prêmios no Oscar, pelos efeitos a frente do seu tempo: Som, Efeitos Sonoros e Efeitos Visuais.

 

Outros estreias são ainda Uma Babá Quase Perfeita, O Estranho Mundo de Jack e Free Willy. Presenças garantidas na Sessão da Tarde!

 

No Oscar de 1993, o filme que levou a melhor foi Os Imperdoáveis, com direção de Clint Eastwood. Sim! O mesmo diretor que até hoje lança sucessos de cinema por aí. Ele também garantiu a estatueta de Melhor Diretor.

 

Futebol

No futebol, os grandes campeões brasileiros foram: Palmeiras, com o título do Brasileiro, Vasco como Campeão Carioca e aqui em Minas Gerais quem levou a melhor foi o América.

 

Outros assuntos

Enquanto o Brasil passava por seu pior momento de inflação, o presidente era Itamar Franco, figura significativa para Juiz de Fora. Apesar de não ter nascido, cresceu aqui, e antes de chegar ao maior cargo da República, foi prefeito da cidade duas vezes. Em seu mandato, a moeda oficial passou a ser o Cruzeiro Real

 

Algumas estrelas e cantores queridos da nossa rádio nasceram em 1993. E hoje, 30 anos depois, tomam conta das nossas playlists. É uma lista de peso:

 

Zayn Malik

Manu Gavassi

Anitta

Ariana Grande

Liam Payne

Niall Horan

 

Mais ou menos assim foi o ano de 1993. Deu pra sentir saudades? Ou foi tudo novidade para você?