Demlurb recolhe mais de 60 pneus descartados irregularmente em rua de JF
O Demlurb recolheu, na última semana, 63 pneus descartados irregularmente em vários pontos da Rua Farmacêutico Vespasiano Ferreira, no Centro. Os materiais foram levados para o Ecoponto de Pneus, onde é feita a destinação correta desses materiais no município.
De acordo com a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), existem normas que se referem ao tratamento dado a pneus inservíveis em Juiz de Fora. A Lei nº 11.650, de 2008, por exemplo, “dispõe sobre a destinação adequada para pneus inservíveis existentes no município”.
O descarte irregular de pneu em vias públicas de Juiz de Fora se enquadra no que está previsto no artigo 10º do Código de Posturas do Município (Lei 11.197). Dessa forma, a multa para o infrator pego em flagrante pode ultrapassar o valor de R$ 5 mil. Denúncias podem ser feitas via WhatsApp à Fiscalização da PJF, através do número 3690-7984.
A engenheira ambiental, Victória Abrahão, que atua na equipe de Geoprocessamento da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA) do Demlurb, explica que “os pneus se tornam um problema para o meio ambiente quando descartados de forma incorreta em vias públicas, encostas, corpos d’água, terrenos baldios e estradas vicinais, pois, além de demorar anos para se decomporem, causando poluição e contaminação devido aos líquidos e gases formados, também se tornam locais de criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e fontes de doenças como malária e febre amarela”. Victória ressalta que “outro problema gerado pelo descarte irregular desse material é a obstrução das bocas de lobo, podendo causar enchentes em época de chuva”.
Por meio de um convênio entre o Demlurb e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), o Ecoponto de Pneus recebe esses materiais gratuitamente da população, dando a eles a destinação ambientalmente correta. Os pneus descartados e abrigados no pátio do ecoponto recebem com frequência os procedimentos necessários ao combate do mosquito Aedes aegpyti, acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da PJF.
O Ecoponto de Pneus funciona na Rua Martins Barbosa, s/n, no bairro Nova Benfica, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
