News

x

x

Prazo para declarar Imposto de Renda 2022 termina nesta terça, 31

O prazo para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física termina nesta terça-feira, 31. Mesmo assim, quase 12 mil pessoas em Juiz de Fora ainda não enviaram o documento a Receita Federal.

 

O dado é do Fisco, relativo até a última quinta-feira. De acordo com o órgão, até a data, foram entregues 88.427 declarações, o que representa 88% quantidade de documentos estimados para o município. A expectativa é de que aproximadamente 100 mil declarações originais sejam enviadas até o final do prazo.

 

Multa para quem entregar a declaração fora do prazo

Quem não entregar o documento dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. Além da multa, o CPF do contribuinte pode ficar irregular, o que pode impedir a liberação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel.

 

1º lote do Imposto de Renda 2022

A Receita Federal paga nesta terça-feira, 31, o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Nesta terça, mais de 3 milhões de contribuintes receberão cerca de R$ 6 bi.

 

O primeiro lote é pago a contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

 

Para consultar se vai receber no primeiro lote, o contribuinte deve acessar o Portal e-Cac. Vale lembrar que o segundo lote será liberado pela Receita no dia 30 de junho.