Tag Cidade

x

x

Coldplay, Dig-Dig-Joy e Spice Girls. O que mais herdamos de 1996?

Como quinta é dia de #tbt, hoje optamos por voltar ao ano de 1996. Vamos relembrar momentos marcantes deste ano tão específico. E a viagem no tempo já começa com uma das belas artes: a música!

 

Música 

 

Dois dos maiores sucessos que bombavam pelo Brasil eram Garota Nacional, da banda Skank, e À Primeira Vista, de Daniela Mercury.

 

Para quem vivenciou a febre que foi a dupla Sandy e Júnior, uma memória é bem importante. O lançamento de Dig-Dig-Joy, sexto álbum de estúdio que rendeu aos irmãos o status de ídolos teen.

 

 

Internacionalmente, o icônico single Wannabe das Spice Girls foi lançado em 8 de julho de 1996, meses antes do primeiro álbum da girlband britânica. A música, eternizada, até hoje é ouvida e reproduzida. Um detalhe importante que ajudou o refrão a ser facilmente reconhecido é de que o single se tornou o mais vendido da história por um grupo feminino.

 

Também foi o ano de lançamento do clipe de Michael Jackson, They Don’t Care About Us. Esse mesmo que você está pensando! O que foi gravado no Brasil, em Salvador e na Favela Santa Maria no Rio de Janeiro.

 

 

Foi ainda o ano de fundação da banda Coldplay.

 

Televisão

 

O sucesso da teledramaturgia que viria a quebrar recordes e se tornar uma das maiores novelas da Rede Globo era O Rei do Gado, exibida no horário nobre da emissora.

 

E quem falou que sitcom só existe fora do Brasil? A marcante Sai de Baixo começou a ser exibida no ano de 1996, aos domingos. A série de comédia protagonizada por Miguel Fallabella e Marisa Orth durou 8 temporadas. Contabilizando um total 245 episódios que deixaram saudades!

 

Esporte

 

O centenário das Olimpíadas da Era Moderna foram comemorados com os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos. Por lá, o Brasil não foi um dos maiores destaques. Conquistou 18 medalhas e ficou longe do pódio. Mas tá valendo!

 

O Campeonato Brasileiro de 1996 foi vencido pelo Grêmio, que disputou a final contra a Portuguesa.

 

Já o Campeonato Carioca, não precisou nem de final para ter seu resultado final. O Flamengo conquistou a Taça Guanabara e a Taça Rio, o que tornou o clube automaticamente, o grande campeão carioca daquele ano.

 

E no Campeonato Mineiro quem levou a melhor foi o Cruzeiro, que derrotou o Atlético Mineiro.

 

Cinema

 

Alguns títulos memoráveis foram lançados naquele ano. Os destaques ficam por conta de 101 Dálmatas, Aladdin, O Corcunda de Notre Dame, Matilda e O Professor Aloprado. E ainda três das maiores bilheterias dos anos 90: Independence Day, Twister e Missão Impossível.

 

Para o cinema brasileiro, um marco. O filme O Quatrilho foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não levou a estatueta. Essa foi para Antonia, longa-metragem da Holanda.

 

E o vencedor da principal categoria da premiação foi a trama estrelada por Mel Gibson, Coração Valente. O ator estadunidense ainda dirigiu o filme e também garantiu a estatueta na categoria de Melhor Diretor.

 

Moda

E como a arte imita a vida… ou melhor, uma arte imita outra, o cinema influenciou muito na moda de 1996! Principalmente no Brasil. A tendência por aqui foi muito inspirada pelo filme Jovens Bruxas. Uma moda gótica colegial tomou conta dos guarda-roupas. Todos se vestiam com cores escuras, maquiagens pesadas e roupas colegiais.

 

 

Outros Assuntos

 

Infelizmente, no mundo da música, foram muitas perdas, que devem ser lembradas. Não com tristeza, mais sim como grandes memórias marcantes.

 

O acidente aéreo dos Mamonas Assassinas em Março deixou o Brasil inteiro de luto. Mas as vozes, letras e melodias inconfundíveis do grupo que teve uma carreira breve, porém gigante, alegra até hoje os ouvidos dos brasileiros.

 

Outra grande perda no mundo da música foi a de Renato Russo, devido a complicações da AIDS. Com isso, a banda brasiliense Legião Urbana encerrou seus trabalhos em Outubro, com um saldo de dezesseis álbuns produzidos e gravados.

 

Também foi o ano de morte do maior rapper de todos os tempos. Tupac Shakur foi assassinado aos 25 anos, mas teve seu trabalho imortalizado.

 

Perdemos muito, mas também ganhamos. No mesmo ano nasceu a cantora pop Lorde, que foi considerada a Mulher do Ano de 2013 pela MTV, com somente 16 anos.

 

O Homem-Aranha talvez mais querido por todos, Tom Holland, também nasceu em 1996. Assim como a grande cantora e atriz Zendaya.

 

Ufa! Muitas lembranças em 1996. O que foi mais importante?

Falaê

Por: Talita Gonzaga

Bom dia <3 Diretamente de Brasília ouvindo a rádio...

Por: marco aurelio top store

salve galera aqui é o marco aurelio de santos dumont! ...

Por: Joice Oliveira

Banda super 10! Músicas autorais lindas! Sucesso sempr...

Por: Mario Cesar

Direto da Bacia de Campos curtindo a Radio Cidade pelo ...