Você na Cidade

x

x

Conheça os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora

As eleições municipais de 2020 se aproximam. Neste ano, devido a pandemia de Covid-19, o primeiro turno será realizado em 15 de novembro e o segundo, quando necessário, em 29 de novembro.

 

Em Juiz de Fora, 11 candidatos foram confirmados pelas convenções partidárias, o que é um recorde para o município. Para você conhecer todos os candidatos, elaboramos um perfil com as principais informações de cada um deles.

 

Confira os candidatos por ordem alfabética:

 

Aloízio Penido (PTC)

 

 

Natural de Mar de Espanha, em Minas Gerais, Aloízio Penido tem 67 anos. É formado em professor com licenciatura Plena em Letras; Pedagogia; Teologia e Pós-graduado em Gerência de Empresa.

 

Foi presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil no biênio 2001 e 2002, Diretor Geral em Minas Gerais do complexo denominado como Convenção Batista Mineira, por 15 anos e 6 meses. Além disso, é fundador e presidente dos projetos sociais “Restituir” e Reconstruir”, que apoia as pessoas em situação de rua, crianças e idosos vulneráveis e reabilita dependentes químicos, respectivamente.

Em 2010, foi candidato a Deputado Estadual pelo PHS ficando como segundo suplente e em 2012, se candidatou pelo PTB ao cargo de Vereador.

 

Eduardo Lucas (Democracia Cristã)

 

 

Natural de Juiz de Fora é empresário e urbanista. Esta não é a primeira vez que o empresário se lança na disputa por um cargo majoritário.

 

Nas eleições de 2016, quando ainda estava no PPS, Eduardo Lucas chegou a ser colocado como pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora, porém, acabou figurando como postulante a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado estadual Lafayette Andrada.

 

 

Fernando Eliotério (PCdoB)

 

 

Fernando Eliotério é natural de Presidente Bernardes, Minas Gerais e mudou-se para Juiz de Fora em 1981. Participou de movimentos, como negro, comunitário estudantil.

 

Além disso, dirigiu Associação de Moradores, a União Municipal das Associações de Bairro da cidade (UNIJUF), a Federação das Associações de Moradores do estado de Minas Gerais.

 

Foi conselheiro estadual, conselheiro nacional de saúde por 10 anos e assessor técnico do Ministério da Saúde. É servidor público federal da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e é especialista em Gestão de Saúde Pública.

 

General Marco Felício (PRTB)

 

 

Oficial do Exército, formou-se na Academia Militar, possui Mestrado e Doutorado em Operações Militares.

 

Foi Assessor de Inteligência do Gabinete do Ministro do Exército e cumpriu missão militar nos Estados Unidos durante dois anos.

 

Em 2018, foi candidato a deputado federal, seguindo o alinhamento do presidente Jair Bolsonaro.

 

 

Ione Barbosa (Republicanos) 

 

 

Ione Barbosa passou infância e juventude nos bairros Vitorino Braga e Nossa Senhora Aparecida.

 

Estudou Edificações no antigo CTU da UFJF (atual IF Sudeste MG campus Juiz de Fora). Formou-se em Direito e trabalhou como advogada até ingressar na Procuradoria Geral do Município de Juiz de Fora.

 

No cargo, atuou na Secretaria de Administração e de Recursos Humanos (SARH).

 

Deixou a função após ser aprovada no processo seletivo para Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, se destacando à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde permaneceu até o começo do ano passado, quando foi designada para assumir a 4ª Delegacia de Polícia Civil.

 

 

Lorene Figueiredo (PSOL)

 

 

Lorene Figueiredo é presidente municipal do PSOL desde 2018. Formada em História e especializada nas áreas de Educação e Políticas Públicas, atua como professora desde 1985 e conta com passagens pelas redes municipal, estadual e privada.

 

A pré-candidata foi professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) durante oito anos e atualmente, trabalha na Faculdade de Educação da Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

Mãe de três, Lorene é natural do Rio de Janeiro, vive há 23 em Juiz de Fora, sempre esteve ativa em sindicado e movimentos sociais e atua como ativista pela educação e direito das mulheres.

 

 

Marcos Ribeiro (Rede)

 

 

Marcos Ribeiro possui 34 anos, natural de Juiz de Fora, advogado, filho de produtores rurais, ex-policial penal e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa.

 

 

Margarida Salomão (PT)

 

 

Margarida Salomão é natural de Juiz de Fora. Foi professora, secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora e reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos e deputada federal desde 2013.

 

Disputou as eleições municipais pelo PT em 2008, 2012 e 2016.

 

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística pela University of California, Berkeley (EUA).

 

 

Sheila Oliveira (PSL)

 

 

Nascida em Presidente Prudente – São Paulo em 1978, Sheila Aparecida Pedrosa de Melo é mãe de 4 meninos, o José e os trigêmeos Marcos, Moisés e André.

 

Formada em Direito pela Fundação Toledo Prudente de Ensino, da UNESP e assumiu como delegada de Polícia em Minas Gerais. No cargo, exerceu atividade nas cidades de Ubá, Rio Pomba e Juiz de Fora, onde escolheu para morar.

 

Sheila já foi vereadora de Juiz de Fora, no pleito de 2016. Em 2018, assumiu uma das cadeiras da Assembleia Legislativa como deputada estadual.

 

Victória Mello (PSTU)

 

 

 

Victória Mello é natural de Santo Antônio do Pinhal, São Paulo, e possui 64 anos, sendo 36 morando em Juiz de Fora. É professora de Educação Física da rede municipal de ensino.

 

Aposentada pela rede estadual, compõe atualmente a diretoria da Subsede Juiz de Fora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte – MG), da qual está afastada devido à campanha.

 

Victória já disputou, pelo PSTU, as eleições municipais de 2012 e 2016 como candidata a prefeita, e se candidatou a vice-governadora do Estado de Minas Gerais na disputa de 2014 e 2018. Além disso, Victória foi diretora do Sinpro/JF (Sindicato dos Professores de Juiz de Fora).

 

 

Wilson Rezende (PSB)

 

 

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e também técnico em edificações pelo Curso Técnico Universitário (CTU), Wilson Rezato tem 59 anos de idade e 42 anos de experiência na construção civil. Como sócio da Rezato, emprega mais de 400 colaboradores e já entregou mais de 7.000 unidades, todas em Juiz de Fora.

 

Sempre muito estudioso, não mediu esforços e viu na educação a oportunidade de alcançar seus sonhos e de mudar a sua realidade, a de sua família e a de tantos outros que o acompanham, sempre por meio do ensino público e de longas jornadas a serem percorridas diariamente.

 

Ele vê na educação pública, plural e inclusiva, o caminho para dar vez, voz e chances para nossas crianças sonharem alto. A sua herança familiar é cumprir os compromissos assumidos. Com simplicidade, garra, fé e trabalho.

Falaê

Por: Fabiana Teixeira

Oi homero eu escuto tds os dias a rádio cidade. Eu gos...

Por: Leatrice

Bom diaaaa!!! Homero é meu niver hojeeee!!!

Por: Thiago Paschoalino

Toca All The Lies e manda um alô para o Pascoal e a Ni...

Por: Luiz Pedro

Bom Dia, manda um abraço para Brasília trabalhando em...